Skip to content
A importância do posicionamento das câmeras
A importância do posicionamento das câmeras

Investir em câmeras de segurança é uma boa saída para proteção empresarial, hospitalar e residencial. Mas antes de instalar esse tipo de equipamento é necessário entender algumas dicas de posicionamento para que a proteção seja realmente efetiva.  

Os posicionamentos de câmeras são essenciais, já que um pequeno ângulo pode fazer uma grande diferença no monitoramento eficiente.  Abaixo estão algumas dicas para que essa tecnologia faça a diferença no monitoramento.

A importância da análise de risco

O primeiro passo é analisar os fatores de riscos a que a empresa ou residência está exposta. Essa análise pode ser feita a partir do estudo de pontos críticos diretamente da planta ou por uma inspeção.

Essa análise de risco deve identificar as áreas de maior vulnerabilidade e estabelecer prioridades. Na maioria dos casos, o foco principal são: entrada, acesso dos fundos, ambientes com bens patrimoniais de maior valor e locais com grande fluxo de pessoas.

É importante ter em mente que não existe uma regra fixa para esse tipo de situação e cada caso é um caso. 

A escolha da altura

A altura da câmera de monitoramento influencia diretamente na qualidade das imagens e também para evitar possíveis furtos ou danos. Mas é importante que ela não seja colocada em uma altura muito elevada – pois isso pode dificultar a identificação do rosto de um invasor. 

O posicionamento das câmeras em áreas externas

Antes de comprar um equipamento, é importante analisar se ele é específico para área interna ou externa. As câmeras de vigilância das áreas externas são mais reforçadas para resistir à adversidades do tempo, como chuva e frio extremo. 

É essencial que elas fiquem na posição contrária à luz solar e é importante estudar a especificação técnica da câmera, para que ela não fique distante demais dos equipamentos de rede. 

O posicionamento das câmeras em áreas internas 

Utilizar câmeras em ambientes internos é menos complexo do que a utilização em locais externos.  Apesar deste detalhe, é essencial que elas não fiquem baixas para a sabotagem das imagens. No geral, as câmeras de vigilância internas devem ser posicionadas nas proximidades das portas, janelas e em corredores.

A iluminação é um fator determinante 

Um dos principais cuidados com o posicionamento das câmeras é a iluminação. O equipamento pode ser superaquecido e o excesso de luz pode prejudicar a qualidade da imagem. Como citado anteriormente, evite o contato direto com a luz solar.

Contrate uma empresa de segurança privada

Essas dicas de posicionamento das câmeras são válidas, mas na maior parte dos casos em residências e pequenas empresas. Caso a sua empresa seja de grande porte, é essencial investir em uma empresa de segurança privada.

O trabalho de monitoramento, vigilância e segurança patrimonial vai garantir mais segurança e tranquilidade.

Partner Security – a melhor escolha

A Partner Security está no mercado de segurança privada desde 2010 e garante um trabalho sério e com tecnologia de ponta. Clientes de grande calibre, como Unicamp e Unimed apostam nos serviços da Partner.

A empresa carrega o slogan “a sua segurança é o nosso patrimônio” e fornece isso com exclusividade e comprometimento. 

Categorias

Pesquisar